Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Taumatrópio

No âmbito do conteúdo programático "Movimento", os alunos do 6º E construíram um taumatrópio



O que é um taumatrópio?

O taumatrópio é um jogo ótico que tem como objetivo demonstrar a persistência da retina - parte do olho humano responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão.
O movimento obtido com este brinquedo ótico permite a criação de uma animação muito simples e interessante. 

Quem inventou o taumatrópio?

A invenção do taumatrópio é atribuída a Peter Mark Roget.
No entanto, foi o médico e físico inglês John Ayrton Paris que o popularizou, no século XIX, em 1829. 
Texto adaptado 
Manual de Educação Visual "EVI", 5º/6º ANOS

Podemos considerar dois tipos de movimento:


- Movimento real, em que um objeto/corpo altera a sua posição inicial, deslocando-se no espaço durante um determinado período de tempo;

Vejamos o vídeo protagonizado pelo aluno Rodrigo Magalhães que, com a ajuda do pai, praticou em casa o lançamento de um pião. O objetivo era demonstrar o movimento real de um objeto aos colegas e à professora, em contexto de sala de aula.

A sua habilidade foi muito apreciada pelos presentes, pelo que está de parabéns!
 





- Movimento aparente, em que um objeto/corpo não se desloca no espaço, mas dá-nos a sensação de que o faz, através do desenho, de contrastes de cor, de linhas,... De entre outros objetos criados para este efeito, como por exemplo o "flick book" e o "zootrópio", neste caso, foi escolhido o "taumatrópio".

Como construir um taumatrópio?

São precisos os seguintes materiais:
- 1 folha de papel cavalinho A4;
- Cartão reutilizável (de uma embalagem, por exemplo);
- Lápis de grafite 2HB, borracha e fia-lápis;
- Régua;
- Compasso;
- Tesoura;
- Lápis de cor e marcador preto;
- Alicate vazador;
- 2 borrachas/elásticos.

6ºE - Beatriz Sousa

6ºE - Rodrigo Magalhães

6ºE - Beatriz Lopes - frente e verso

6ºE - Joana Campos - frente e verso


6ºE - Beatriz Sousa - Frente e verso

Fases de construção de um Taumatrópio:

1. Desenhar duas circunferências, com o mesmo diâmetro (4 cm, por exemplo), na folha de papel cavalinho A4.



2. Desenhar uma forma em cada um dos círculos, como por exemplo: gaiola e pássaro; teia e aranha; aquário e peixe;...


Projeto de um taumatrópio

3. Pintar os 2 desenhos com os lápis de cor e contorná-los com o marcador preto, ou então, contorná-los apenas com o marcador.

6ºE - Rafael Rodrigues

6ºE - Joana Campos


6ºE - Carlos Araújo

6ºE - Beatriz Lopes

6ºE - Beatriz Sousa

4. Desenhar uma circunferência na parte detrás da embalagem, também com um  diâmetro de 4 cm.

5. Recortar as 2 circunferências do papel cavalinho A4 e também a circunferência do cartão/cartolina.


6ºE - Catarina Meneses

6ºE - Carolina Silva


6ºE - Rafael Rodrigues

6. Colar sobre o cartão o 1º círculo, de frente para o observador.


6ºE - Gonçalo Ataíde

7. Colar o 2º círculo do outro lado do cartão, mas no sentido inverso, "de pernas para o ar".

8. Furar o cartão do lado esquerdo e do lado direito, utilizando o alicate vazador. Fazer os furos afastados da extremidade do círculo (+/- 1 cm), para não rasgar com o movimento das borrachas...

9. Colocar as borrachas/elásticos.


6ºE - Beatriz Lopes


6ºE - Ana Dias

10. Rodar as borrachas com a pontas dos dedos, ora para um lado ora para o outro, para obter uma animação simples e divertida! 


Conjunto de taumatrópios realizados pelos alunos.





Apreciem o vídeo!